Sobre o NHNUFPI

O Núcleo de História Natural da UFPI (NHNUFPI) foi criado em 15 de junho de 2018 através da Resolução Nº 101/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI (CEPEX), tendo como base a Resolução Nº 106/2009-CEPEX.

O NHNUFPI da Universidade Federal do Piauí é órgão suplementar da Universidade Federal do Piauí, vinculado à ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano-PI.

O NHNUFPI constitui um núcleo de história natural de caráter regional, sem fins lucrativos, público, que se destina à pesquisa, documentação, preservação, exposição e comunicação de conhecimentos relacionados à história natural por meio de atividades educativas e científicas.

O NHNUFPI tem por objetivo desenvolver pesquisa nas áreas de Zoologia, Ecologia, Paleontologia, Geologia, Biologia Molecular, Genética e áreas afins, bem como popularizar o conhecimento científico produzido nessas áreas ao público leigo em geral, especialmente no Meio-Norte do Brasil.

O NHNUFPI desenvolve diversos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, dentro e fora da UFPI.

A administração do NHNUFPI é gerida pelo Coordenador Geral do núcleo, que preside o Colegiado do núcleo, a instância deliberativa máxima do NHNUFPI, conforme definido em seu Regimento interno.

Os espaços do NHNUFPI são divididos em três categorias principais:

  • Coleção de História Natural (CHNUFPI), composta pelo acervo científico, cujo objetivo primário é permitir o armazenamento de amostras, lotes ou espécimes oriundos, especialmente, do Brasil, com ênfase na região Nordeste, destinados à realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).
    Curador da CHNUFPI: Prof. Dr. Élison Fabrício Bezerra Lima.
  • Acervo didático, cujo objetivo primário é permitir e facilitar a realização de atividades de ensino e extensão nas dependências da Universidade Federal do Piauí, e fora desta; além da realização de atividades de extensão com a comunidade não acadêmica.
    Coordenadora do Acervo Didático: Profa. Ma. Ana Emilia Quezado de Figueiredo.
  • Laboratório de História Natural e Biologia Aplicada (LAHBio), composto por sete laboratórios, entre eles uma sala multiuso, destinados principalmente a atividades de pesquisas e procedimentos de laboratório, como preparação de animais para incorporação nos acervos científico ou didático, conforme descrição a seguir:
    Coordenadora do LAHBio: Profa. Dra. Maria Regiane Araujo Soares .

    1. Laboratório de Biologia Molecular e Genética, destinado a análises moleculares e genéticas através de marcadores moleculares aplicados ao e estudos de diversidade genética e prospecção de genes de interesse para taxonomia molecular.
      Coordenadora: Profa. Dra. Maria Regiane Araujo Soares.
    2. Laboratório de Bioecologia e Sistemática Artrópodes, destinado à realização de pesquisas envolvendo artrópodes ou, ocasionalmente, outros grupos de invertebrados.
      Coordenador: Dr. Leonardo Sousa Carvalho.
    3. Laboratório de Ecologia, Recursos Genéticos e Evolução, destinado a realização de estudos sobre interações entre organismos e/ou o meio ambiente, processos evolutivos e o melhoramento genético de linhagens de organismos de interesse humano.
      Coordenadores: Prof. Dr. Raimundo Nonato Oliveira Silva e Profª Drª Jussiara Candeira Spíndola Linhares.
    4. Laboratório de Herpetologia, destinado à realização de pesquisas envolvendo anfíbios e répteis ou, ocasionalmente, outros grupos de vertebrados, de forma complementar osteotécnicas e taxidermia no preparo de material para exposição didática.
      Coordenador: Prof. Dr. Mauro Sérgio Cruz Souza Lima.
    5. Laboratório de Geociências e Paleontologia, destinado à realização de pesquisas com rochas, minerais e fósseis.
      Coordenadores: Prof. Dr. Daniel Costa Fortier e Ma. Ana Emilia Quezado de Figueiredo.
    6. Laboratório de Microscopia e Estereomicroscopia, espaço de apoio aos demais laboratórios vinculados ao LAHBIO, para permitir o estudo de estruturas microscópicas.
      Coordenador: Élison Fabrício Bezerra Lima.
    7. Sala Multiuso, com espaço para realização de reuniões, apresentações e demais atividades didáticas do NHNUFPI e laboratório para a realização de procedimentos de curadoria, taxidermia e fixação de animais. Administrada pelo Coordenador do NHNUFPI.

Assim, a estrutura organizacional e administrativa do NHNUFPI pode ser resumida pelo organograma abaixo: