Coleção História Natural da UFPI

Conhecer a origem da vida e como as espécies evoluíram é objeto de estudo de muitos pesquisadores. A Biologia, se propõe a explicar o surgimento e evolução dos seres vivos, documentando e analisando a diversidade das espécies fósseis e atuais. Deste modo, o Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui a Coleção de Histórica Natural da UFPI – CHNUFPI, única coleção científica, formalmente institucionalizada no Estado do Piauí. A CHNUFPI representa um espaço destinado ao ensino, pesquisa e extensão no Piauí, atraindo a atenção de alunos e professores de ensino fundamental, médio e superior de diversos municípios circunvizinhos. Há ainda a exposição didática, onde são apresentados aos visitantes aspectos de biologia geral e evolução dos principais grupos de animais existentes, apresentando-os em uma escala evolutiva, desde os primeiros seres que habitaram a Terra até o surgimento do homem moderno.

Nome:
Coleção de História Natural da UFPI – CHNUFPI.

Curador:
Prof. Dr. Élison Fabrício Bezerra Lima (efblima@ufpi.edu.br).

Instalações:
O espaço principal possui total de 310m², divididos em três salas, sendo: (1) Acervo científico – espaço com 124m², climatizado permanentemente, onde localizam-se 14 módulos de armários compactados deslizantes, totalizando 1110 metros lineares de prateleiras e gavetas, onde ficam armazenados espécimes não-fósseis de vertebrados e invertebrados; (2) Acerto didático – espaço com 124m², climatizado permanentemente, onde localiza-se uma exposição sobre história natural de animais, utilizada em práticas de ensino, pesquisa e extensão; (3) Sala multiuso – espaço com 62m² utilizado para atividades de ensino e pesquisa, relacionadas às atividades da CHNUFPI. Fósseis, rochas e minerais são armazenados outro espaço, com 50m², possuindo 8 armários e cerca de 100 metros lineares de prateleiras. A CHNUFPI compõe o Núcleo de História Natural da UFPI, que inclui ainda 8 laboratórios multiusuários de pesquisa e dispõe de um Fiat Doblô, uma Hilux 4×4 e um barco de fibra com capacidade para 8 pessoas e motor de 80 HP. A CHNUFPI também dispõe de um caminhão para realização de atividades de extensão fora da sede, através de uma exposição itinerante.

Taxons:
Arachnida, Mammalia, Hexapoda (especialmente Thysanoptera), Amphibia, Reptilia.

Informatização:
As informações disponíveis de todos os espécimes depositados na CHNUFPI encontram-se digitalizados em planilha Excel, que seguem um formato padronizado.

Formas de consulta:
Somente curador, coordenadores de acervo e técnico de laboratório possuem acesso as planilhas de tombo da CHNUFPI.

Páginas da web:
Site: http://nhn.ufpi.br/chn
Instagram: @chnufpi

Abrangência geográfica: Brasil.

Ordem de grandeza do acervo por taxons principais:

DESCRIÇÃO TOTAL
Annelida 38
Arachnida 12975
Myriapoda 535
Cnidaria 50
Crustacea 258
Echinodermata 30
Hemiptera 124
Hexapoda 108
Himenoptera 108
Mollusca 1690
Onycophora 92
Thysanoptera 3070
Outros invertebrados (onicóforos, “vermes”, esponjas, etc.) 212
SUBTOTAL – Invertebrados 19290
Aves 310
Lagartos 1298
Lissamphibia 3300
Mammalia 3907
Peixes 205
Répteis e anfíbios 1538
Serpentes 496
SUBTOTAL – Vertebrados 11054
TOTAL GERAL 30344

Destaques positivos:

É a única coleção zoológica do Estado do Piauí, formalmente reconhecida por sua instituição de origem. Apresenta ótima estrutura para armazenamento do material biológico. É também o único acervo didático do Estado do Piauí, através da exposição fixa permanente e de ações fora da sede com uma exposição itinerante.

Precisa de mais informações sobre a Coleção de História Natural da UFPI? Entre em contato.